quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

HORA DO SHOW

Quem se apresenta , ou já se apresentou, seja cantando, dançando ou fazendo qualquer tipo de atividade artística ou não artística, sabe o que é sentir o nervoso de ser avaliado, sabe o frio na barriga e a satisfação de quando sai tudo certo, ser aplaudido ou simplesmente saber que fez o melhor que pode...Eu já fiz shows grandes, shows pequenos, já cantei em barzinho, já fiz luais, roda de amigos, já cantei pra uma pessoa, duas, três e é sempre muito bom agente fazer o que gosta e receber o devido respeito por isso (ou não)rs ...quando não, nem sempre devemos desistir, eu disse "nem sempre"...Dai você pergunta "Pôr que, deveríamos em algum caso?"... Ás vezes temos que ser sinceros com nós mesmos e pensar se estamos realmente aptos a seguir um determinado caminho, porque nem sempre nascemos pra fazer exatamente aquilo que a gente quer fazer, de fato existe um "dom" pra coisa, e tem gente que demonstra isso desde cedo, tem gente que não...mas e aí, vc deve desistir? Se vc sente que não deve, SIGA EM FRENTE! Talvez a sua estrada de aprendizado seja mais dura do que a de alguem que nasceu com o dom pra uma determinada coisa...eu por exemplo, desde muito novo gostava de cantar, no coro da igreja eu sempre ia pra frente enquanto o resto da garotada se escondia, sempre fui relativamente afinado, mas isso não fazia de mim alguém apto pra cantar...na verdade eu sempre tive ouvido musical, e isso me ajudou muito em tudo que faço hoje...lembro muito bem quando tive a minha primeira banda, eu tocava guitarra e fazia backing vocal, enrolava bem, mas daí quando cantava em casa minha mãe me dizia, "Paulo, seu negócio não é cantar, seu negócio é tocar guitarra"... isso pra mim era um balde de água fria...rsrs, mas eu continuei, e hoje é o que eu faço e ela curte, até dou umas dicas pra ela cantar no coro da igreja!rs... Pra quem não sabe eu comecei com o piano, a minha primeira música foi Cai cai balão (um clássico), tocava num pianinho de madeira de aproximadamente um palmo e meio, sentia dificuldades pra tocar porque as teclas pretas eram coladas nas brancas, logo, não haviam sustenidos, daí tinha música que eu queria tocar e não conseguia pois não encontrava a nota certa pro determinado ponto, isso me deixava TENSO...rsrs, logo depois comecei a estudar violão, toquei durante vários anos e até dei aulas particulares durante um tempo, comecei a me interessar mais por canto e chegamos aqui, mas minhas histórias musicais e de criança eu conto outro dia...

NÃO DESISTA DE FAZER ALGO só porque não se sente capaz de fazer, talvez você só não tenha encontrado a pessoa certa pra te dar o "pulo do gato", e te ajudar a descobrir como a coisa toda funciona...também não vou dizer que você deva deixar toda a sua vida pra seguir algo que está relativamente claro que não é o seu forte, pois às vezes a gente perde um tempo danado pra no final descobrir que de fato não se é bom em algo, e o pior na maioria das vezes ninguém vai querer ser o responsável por acabar com o seu sonho, o tempo passa e até descobrir em que é bom talvez já não se tenha tempo pra aperfeiçoar pelas correrias da vida e quando for ver já está perdido e frustrado...Acredito que seja música, dança ou qualquer outro tipo de arte, todos temos uma tendência pra uma forma dessas de expressão, só precisamos descobrir qual e como ela vai se apresentar na vida, e aí é seguir, seja como diversão ou como trabalho, mas pra se tornar bom em algo é necessária muita dedicação assim como tudo na vida, se você faz algo pra alguem, ou pra você mesmo você espera aplausos, seja de uma multidão, seja de duas ou  três pessoas ou até mesmo do seu próprio coração dizendo "aeee conseguiuuu!!"
..no fim a vida é um grande espetáculo com ou sem espectadores,
e você deve estar pronto pra hora do show...

Paulo Mac

2 comentários:

  1. Se apresentar não é nada fácil mesmo...Dá um frio na barriga! Senti na pele isso, porque há uns 6 ou 7 anos atrás eu fiz violão clássico e todo final de semestre tinha apresentação dos alunos, eu não gostava muito, nunca queria participar...Até que um dia eu resolvi enfrentar meu medo e tocar junto com um cara. Foi meio tenso, mas depois que terminamos de tocar, eu fiquei com um gostinho de quero mais. Depois apresentei com umas 4 pessoas. Hoje em dia não toco mais, meu Yamaha tá abandonado...Sinto saudade, pois gosto muito de música, mas na correria da vida eu não consegui conciliar o violão com minhas obrigações...E sempre pensei nessa coisa de dom, não tinha facilidade como meus amigos tinham, mas cheguei em um nível bom, ralando, correndo atrás, minha professora me elogiava bastante, mas infelizmente tive que largar. Mas há dois anos eu comecei a dançar e acho que descobri a relação da música na minha vida. Gosto muito de dançar, tenho minhas dificuldades também, mas sou persistente e perfeccionista! Sempre fui!
    Acho que a gente tem que acreditar mesmo e ir em frente. Pedir feedback pros amigos, pra família, ver onde pode melhorar. E saber que muitas pessoas vão tentar te atrapalhar, vão falar que você não leva jeito e muitas vezes vão agir assim por inveja mesmo. Por isso não podemos dar ouvidos a qualquer pessoa e sim às pessoas que realmente importam.
    Eu geralmente canto em casa e minha mãe diz que sou bem afinadinha, bom, ela canta em coral, tem uma voz linda! Não sei se tenho a mesma potência que ela, afinal nunca fiz aula de canto, mas tenho vontade! =)
    Gosto de fazer muitas coisas, é bom pra se descobrir!

    ResponderExcluir
  2. se você faz algo pra alguem, ou pra você mesmo você espera aplausos, seja de uma multidão, seja de duas ou três pessoas ou até mesmo do seu próprio coração dizendo "aeee conseguiuuu!!"
    .no fim a vida é um grande espetáculo com ou sem espectadores,
    e você deve estar pronto pra hora do show...

    Paulo Mac

    Não existe nada perfeito ...para mim é! adorei esse trecho. você acabou de descobrir mais um DOM o de pensador, talvez já saiba disso rsrsrsrss. Parabéns tá lindo... lindo ...seu blog.

    ResponderExcluir